Higiene Ocupacional
A Higiene Ocupacional tem como propósito principal o cumprimento da legislação, a prevenção de doenças ocupacionais, a avaliação de riscos ambientais e o controle da insalubridade. Seu objetivo é reconhecer, avaliar e controlar os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho, estabelecendo ações e medidas que a empresa deve adotar para controlar, reduzir e, quando possível, neutralizar esses agentes de risco.
"Insalubridade" e "Condições Especiais":
Risco Físico
Quando o colaborador está exposto a fatores como ruído, vibração, pressão excessiva, temperatura alta ou baixa, radiação ou umidade, devido à atividade desenvolvida ou ao ambiente de trabalho.
Risco Químico
Quando o colaborador está sujeito a fatores químicos como gases, vapores, fumos, névoas e outras substâncias puras ou compostas, que podem entrar em contato com o organismo por diversas vias (cutânea, respiratória, etc.), devido à atividade ou ambiente de trabalho.
Risco Biológico
Comum em ambientes de saúde, envolve bactérias, fungos, parasitas, vírus e protozoários que podem entrar em contato com o colaborador durante suas atividades ou no ambiente de trabalho.